h1

Alunos assinam gravuras na aula de Artes

18 setembro 2012

As turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, no Período Ampliado, se envolveram com um projeto artístico muito interessante. “De um modo geral, chama-se “gravura” toda multiplicação de uma obra de arte, reproduzida a partir de uma matriz. Um carimbo, por exemplo, pode ser a matriz de uma gravura”, explica a professora Keka Stabel, responsável pelas aulas.

Mas quando esse “carimbo” é fruto da elaboração e manipulação minuciosa de um artista, temos um “original” – uma matriz – de onde surgirão as imagens que levarão um título, uma assinatura, a data e a numeração que a identificam dentro da produção desse artista: torna-se uma verdadeira obra de arte.

“Cada imagem reproduzida desta forma é singular, independentemente de suas cópias. Consequentemente, cada gravura é única. Quando falamos desta tipo de arte, temos em mente um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está sempre em contato com a obra”, conclui a professora.

E foi assim que aconteceu com estes grandes artistas. Veja as fotos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: