h1

Conheça as atividades do Período Ampliado

O Período Ampliado do Sistema de Ensino Friburgo potencializa o currículo acadêmico do aluno do Ensino Fundamental por meio de modalidades diversificadas divididas em quatro núcleos distintos: Cultural, Esportivo, Tecnológico e Apoio aos Estudos. Visando sua plena formação integral, o estudante elabora sua própria grade de atividades de acordo com uma rotina planejada para complementar e ampliar seus conhecimentos.

NÚCLEO CULTURAL

• Free English – Do 2º ao 5º ano
O curso tem um caráter bilíngüe porque amplia a aprendizagem ao inserir o aluno em um ambiente cuja referência para a comunicação é a língua inglesa.

Os projetos promovem o estudo de um determinado tema de interesse do grupo de modo a favorecer e estimular o vínculo entre o inglês e o aprendiz e consequentemente inseri-lo naturalmente nesse contexto cultural com fluência oral e auditiva.

Professora: Tatiani Basso – Pedagoga pela USP com licenciatura em Inglês. Tofel Certificate for English teachers.

Professora: Milene Hirano – Pedagogia (Uninove). Letras (UniFMU). Trinity Certificate.

• Teatro – Do 2º ao 5º ano
O curso de teatro aprimora a capacidade criativa do aluno, que é desenvolvida através da expressão das idéias valorizadas pelas diversas técnicas corporais. É o corpo, a voz e a emoção dando sentido às cenas.

Professor: Marcos Arilho – Pedagogo, ator e diretor de teatro formado pela Universidade São Judas. Especialista em Laban (método de dança).

• Artes – Do 2º ao 9º ano
O aluno aprende a estabelecer relações entre o percurso de criação de trabalhos artísticos e sua reflexão pessoal sobre as diferentes linguagens da arte. O interesse pela arte e pela estética é despertado no uso de conceitos e técnicas de pintura, escultura, modelagem e gravura.

Professora: Cleide Stabel, a Keka, é formada em Artes Plásticas pela UniFMU e pianista pelo Conservatório Mundial Paulistano.

• Coral – Do 2º ao 5º ano
O Canto Coral se apropria da literatura e de outras manifestações artísticas como forma de contextualizar a escolha do repertório. Melhora a qualidade vocal, respiratória e de postura, tão necessárias à articulação equilibrada.

Professora: Glaucia Machado é compositora e regente de coral pela Unesp, escritora e contadora de histórias e instrutora de danças circulares.

• Oficina Literária – Do 2º ao 5º ano
O projeto aprimora o interesse e a sensibilidade literária dos alunos para explorar o imaginário de cada um. Ler, ouvir, contar, assistir, criar e dramatizar são alguns dos recursos utilizados em sala de aula.

Professora: Cleide Stabel, a Keka, é formada em Artes Plásticas pela UniFMU e pianista pelo Conservatório Mundial Paulistano.

• Street Dance – Do 6º ao 9º ano
Atualmente denominado de hip-hop, as aulas proporcionam o contato com as técnicas tradicionais desta dança e com o free style (do inglês, “estilo livre”), desenvolvendo o conceito de trabalho coletivo para a elaboração e produção de coreografias e figurinos, que passam a caracterizar determinado grupo. Street dance, ritmos caribenhos e danças populares compõem os estilos desta modalidade.

Professor: David Yoshi de Freitas é formado em educação física pela UniFMU, com especialização em hip-hop e danças populares. Desde 1998, integra a Cia de Dança Melissa Saran e, desde 2000, o grupo Alex Cavaco de Dança de Salão. Já participou de apresentações especiais em emissoras como SBT, Gazeta, Bandeirantes, MTV Brasil e Record.

• Jazz – Do 2º ao 5º ano
Resultado da mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação. Quando organizados, formam uma coreografia. Muitos dos princípios do balé clássico e da dança moderna estão presentes nesse estilo. Seu ritmo pulsante dá o balanço certo e a qualidade do movimento.

Professora: Roberta Maia Cordal é bailarina clássica formada pela Escola Municipal de Bailado e especializada em musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes.

NÚCLEO ESPORTIVO

• Natação – Do 2º ao 9º ano
Trabalha a técnica dos estilos de forma lúdica e desafiadora, portanto, mais interessante e prazeroso para crianças e adolescentes. A maturidade motora se adquire com a freqüência da prática. Nadar não é apenas estar na água, mas apropriar-se dela.

Professores:
– Sonia R. Miakawa Endo é formada em Educação Física pela USP e pós-graduada em Fisiologia do Exercício e em Mat Pilates pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina).

– Bruno Landim Toledo é formado em educação física pela Unip. Teórico e instrutor de parkour, é também dive master (especialista em mergulho) pela Padi.

• Handebal – Do 2º ao 9º ano
Nesta modalidade desportiva, que se tornou mais popular entre a juventude nos últimos anos, a bola é movimentada por passes feitos com as mãos até chegar à área do gol adversário. A aprendizagem e execução natural dos fundamentos permitem o desenvolvimento da velocidade, movimentação, força nos arremessos e habilidade no manejo da bola por parte dos atletas.

Professor: Bruno Stefani Figueiras é formado em Educação Física pela Unisa, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina).

• Futsal – Do 2º ao 9º ano
Os exercícios específicos do Futsal aprimoram a técnica de chutar, de recepcionar e conduzir a bola, de defesa e de ataque. Na escola, tem como objetivo principal fortalecer as relações de cooperação num ambiente de respeito ao desenvolvimento motor de cada aluno.

Professor: Antonio Calligaris Rodrigues, o Kiko, é formado em educação física pela UniABC (antiga Fec do ABC).

• Vôlei – Do 6º ao 9º ano
Aperfeiçoamento dos movimentos, qualidade do jogo, harmonia e integração do grupo são aspectos enfatizados no curso como condição particular para a formação de uma equipe, que poderá eventualmente participar de competições.

Professor: Bruno Stefani Figueiras é formado em educação Física pela Unisa, com pós-graduação em fisiologia do exercício pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina).

• Basquete – Do 6º ao 9º ano
Desenvolve a capacidade aeróbica e anaeróbica em um alto padrão de rendimento. O tratamento das regras e do espírito esportivo favorecem a formação do bom caráter no meio sócio-esportivo.

Professor: Esdras Tosta é formado em educação Física pela Unisa, bacharel em biomecânica e árbitro nacional de Basketball.

• Capoeira – Do 2º ao 9º ano
A prática da capoeira contribui na formação de cidadãos saudáveis do ponto de vista físico, mental e social. Consciência corporal e ritmo são fundamentais na aplicação adequada de golpes de ataque, esquivas, deslocamentos, fintas e acrobacias. A entoação das ladainhas e louvações alegram as rodas de capoeira.

Professores
– Walter Ramos Pereira é
membro do Centro de Estudos e Pesquisas da Capoeira Cepecap/USP e administrador de empresas pela Puc-SP.

– Kleber Santos é formado em educação física pela Unisa, com especialização na Suécia.

• Ginástica Olímpica – Do 2º ao 9º ano
Utilizar-se da Ginástica Olímpica como um meio de incrementar a consciência e domínio corporal, significa aprimorar qualidades físicas como resistência, agilidade, coordenação, flexibilidade e força num conjunto de movimentos sistematizados e específicos.

Professora: Miriam Klass é formada em educação física pela UNISA e pós-graduada em educação física escolar  pela UniFMU e pedagogia do movimento pela UNICAMP.

• Parkour – Do 6º ao 9º ano
O preparo da mente é o foco central da superação de obstáculos, vencendo medos e inseguranças por meio de exercícios físicos e técnicos que favorecem descobertas pessoais. Com a prática do parkour, o indivíduo adquire fluidez e agilidade na ação corporal, além de elevar o espírito de cooperação e possibilitar maior consciência de seu potencial biofísico.

Professor: Bruno Landim Toledo é formado em educação física pela UNIP. Teórico e instrutor de parkour, é também dive master (especialista em mergulho) pela PADI.

NÚCLEO TECNOLÓGICO

• Informática Educacional – Do 2º ao 5º ano

Desenvolve projetos com a utilização dos principais softwares de edição de textos, apresentações, imagens e web. O aluno terá uma visão geral de cada programa e saberá como e quando utilizá-lo.

Professor: Eduardo Georges é bacharel em Sistemas de Informação, especialista em logística e cadeia de suprimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de capacitador de cursos de treinamento.

• Web Design – Do 6º ao 9º ano
O curso tem como objetivo principal oferecer ao aluno técnica e procedimentos atuais de construção de páginas para a internet. Para que isso ocorra, o aluno vivenciará as diversas etapas, do planejamento à publicação do site na rede. A proposta contempla também os recursos de animação e modelagem em 2D e 3D.

Professor: Eduardo Georges é bacharel em Sistemas de Informação, especialista em logística e cadeia de suprimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de capacitador de cursos de treinamento.

• Produção de Games – 7º e 8º ano
Baseado em jogos do tipo RPG, permite ao jogador assumir o papel de um personagem e participar ativamente da história. A elaboração de roteiros e enigmas colaboram no desenvolvimento do raciocínio lógico e no aumento de concentração.

Professor: Jefferson Luis de Simone é cientista da computação pela Faculdade São Marcos, programador de computador especializado em autoria digital.

NÚCLEO DE APOIO AOS ESTUDOS

Amplia as responsabilidades estudantis com relação às tarefas, pesquisas, levantamento de dúvidas e estudo sistematizado dos conteúdos trabalhados. O aluno do Ensino Fundamental aprende a ter organização e responsabilidade frente aos estudos.

Professores: diversos, todos com formação universitária.

————————- 

O Colégio Friburgo foi fundado em 1959 no bairro do Campo Belo e é considerado como uma das primeiras escolas vocacionais particulares de São Paulo. Desde o princípio, destacou-se por apresentar um projeto educativo democrático, atendendo famílias que priorizam uma educação voltada para a formação de valores humanistas.

O Friburgo sempre enfatizou uma atuação participativa de seus alunos na construção da aprendizagem e o resultado disso é uma formação acadêmica de qualidade, de pessoas com amplo sentido de cidadania, cooperação, sensibilidade nas relações humanas e competências para o mundo do trabalho. (Saiba mais visitando o nosso site)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: